Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ENCONTRO-CONVÍVIO DOS COROS LITÚRGICOS DO MARCO DE CANAVESES

Naquela tarde agradável de domingo 14 de Setembro de 2014, saboreava-se um paraíso celeste, pelo encanto da música coral, que nos davam os Coros Litúrgicos, na espaçosa Nave da Igreja de Santa Maria de Fornos em Marco de Canaveses.
Este encontro-festa anual, é o coroar do melhor trabalho de cada coro, que faz antecipar o paraíso na terra.

No ano 2009, partia este Evento, do zelo pastoral dos párocos e músicos animadores na formação litúrgica e unidade dos coros, da paróquia de S. João Batista de Alpendorada e Matos.
Em 2010, seguia em S. Lourenço do Douro.
Em 2011, em S. Martinho de Ariz.
Em 2012, em Santa Maria de Vila Boa do Bispo.
Em 2013, S. Martinho de Avessadas.
Em 2014, chega à Sede do Marco em Santa Maria de Fornos.
Esperamos, não pare aqui!

Em 2015 e anos seguintes, alguém irá continuar esta alegria de unidade e festa dos Coros, alternando pelas paróquias da vigararia marcoense.
Todos os coros participantes, cada vez mais anseiam pelo próximo encontro, que como regra, se realiza no terceiro domingo de Setembro.

Não faz sentido que, por aqui e por ali, hajam ainda resistências a impedir e a deturpar a beleza das celebrações litúrgicas, com cançonetas sentimentais, que nada têm a ver com o canto litúrgico, na animação das celebrações das nossas assembleias.

Se olharmos as celebrações litúrgicas matrimoniais, então aí é de bradar aos céus! É o canto lírico e sentimental, é o exagero da ornamentação! É tudo menos a beleza da liturgia. E, a Igreja, cala e consente!

Que o Encontro-Festa anual dos Coros, não pare jamais!

É a Igreja de Jesus Cristo, que reclama: p’rá frente, coralistas!
Pela beleza e unidade do canto litúrgico:  
Albano Oliveira